Circuito v1.0


O shield 4Power encaixado na placa controladora Arduino. Crédito da imagem: Lab de Garagem.

Instuções do fabricante indicando como conectar os motores e a alimentação à placa. Crédito da imagem: Lab de Garagem.

Um shield é uma placa auxiliar que serve para acrescentar funcionalidades específicas a uma placa controladora principal. No caso desta pesquisa, usar o shield 4Power para Arduino foi inicialmente uma opção de projeto encontrada para controlar o dispositivo desenvolvido. Uma placa como essa tem custo razoavelmente elevado mas como já havia um exemplar pré-adquirido pelo professor orientador, foi possível fazer experimentos e aprender bastante sobre seu funcionemento específico e adquirir uma experiência inicial valiosa sobre a relação entre programação e controle de hardware.

Em relação aos resultados objetivos, foi de fato possível mover os motores usando o shield. A ideia acabou sendo abandonada porque, como foi esclarecido pelo fabricante (Lab de Garagem), os atuadores poderiam ser controlados mesmo que fossem ligados diretamente na alimentação, já que esses sistemas têm uma placa controladora integrada que despensam o uso de uma placa auxiliar.
Foi possível compreender que os benefícios do shield - como a capacidade de variar a velocidade através da redução/aumento da tensão e inverter o sentido de giro do motor mudando o sentido da corrente nos terminais - só poderiam ser aproveitados por motores DC mais simples, sem placas controladoras integradas, como é o caso dos atuadores. Para mais informações, leia a sessão sobre funcionamento dos motores na página principal.