[Dispositivo 02] Santa Ifigênia e a nova fonte de 5V

lista_compra_dispositivo02Hoje foi necessário visitar novamente a região da Santa Ifigênia para comprar materiais complementares da montagem do segundo dispositivo. A lista ao lado mostra todos os itens necessários.

  • No item isolante contrátil mais fino, refiro-me ao material cujo nome técnico acabo de descobrir: tubos isolantes termorretráteis. Substitutos da fita isolante, são feitos por um material que encolhe quando uma fonte de calor é aplicada, amoldando-se ao conteúdo com um excelente acabamento à emenda.
  • Entrada de fonte para protoboard é uma entrada de alimentação com pinos na parte inferior, compatíveis com as furações da protoboard. Servem para adaptar a alimentação de fontes com conectores cilíndricos (as mais comuns no mercado) à protoboard sem precisar mutilá-las, como aconteceu anteriormente.
  • Acabamentos: servo / protoboard são conectores machos que, acoplados aos cabos de energia, criar interfaces elétricas mais confiáveis com os componentes citados.  No caso dos servos, são peças com três pinos, que se encaixam perfeitamente às saídas fêmeas dos motores. No caso de Arduinos ou protoboards são pinos únicos, como os vistos nos jumpers, ou pinos triplos, que respeitam o espaçamento das furações dos respectivos componentes.

Em posse da lista, voltei à loja Mult, onde já comprei materiais durante o desenvolvimento do dispositivo 01. Infelizmente – como descobri hoje – é extremamente difícil ser atendido aos sábados. O lugar fica mais cheio do que outros estabelecimentos vizinhos e os vendedores, comissionados e sobreatarefados, ficam completamente inacessíveis, principalmente a pessoas com compras mais modestas como a minha. Será necessário retornar na segunda.

cartao_loja_fontesfonte_5V_4AFoi possível, no entanto, adquirir a fonte de 5V e 3A (que acabou sendo de 4A), por R$ 40,00. À esquerda está o cartão com o endereço e à direita, a imagem do componente. A vantagem é que essa fonte não precisa ser adaptada, já que sua interface elétrica consiste em 5 terminais (a nomenclatura está impressa em um adesivo na fonte, ampliado na imagem da direita) parafusados, nos quais poderei acoplar os fios que forem mais convenientes:

Nomenclatura Significado
L Live. Input AC positivo.
N Neutral. Input AC negativo.
GND Ground. Terra da fonte.
-V Negative voltage Output DC negativo.
+V Positive voltage Output DC positivo.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.