Apresentação pré-banca 1

Felizmente a primeira apresentação aconteceu sem maiores imprevistos. O incentivo do nervosismo da apresentação foi aproveitado para acelerar o desenvolvimento do dispositivo 01 e com isso foi possível alcançar o marco mais importante até o momento: a versão 1.3.1, a primeira com um dispositivo totalmente funcional.
Mesmo sem  havido tempo de apresentar esses avanços formalmente, o orientador foi mantido atualizado de todos os passos por e-mail.
Por essa razão, os três vídeos abaixo foram gravados, mostrando:

  1. o funcionamento dos motores instalados na estrutura, comandados por potenciômetros (leia mais sobre a interface de controle em outra entrada);
  2. a primeira versão da garra de MDF fora da estrutura, logo após sua fabricação e montagem.
  3. o funcionamento completo da versão 1.3.1.

Assista-os a seguir:

São aspectos importantes dessa versão, consultáveis na página do registro do dispositivo 01:

  1. peças conectivas, ligando a haste dos motores à estrutura (explicado abaixo).
  2. a garra fabricada em MDF.
  3. interface de controle com potenciômetros.

Peças conectivas

articM1São peças de durepoxi e arame e fita veda rosca (para aumentar o atrito), concebidas para fazer a ponte entre a ponta da haste do motor e a peça plástica que deve ser puxada ou empurrada para que o segmento seguinte mova-se para cima ou para baixo.

 

Conclusões

Aspectos técnicos da pesquisa consumiram muito tempo - pela complexidade do tema e pela falta de experiência com eletrônicos. Com isso o desenvolvimento do dispositivo teve um avanço maior do que o esperado e as leituras ficaram em segundo plano.

Ao fim da apresentação, a professora responsável pelo acompanhamento metodoógico disse que a evolução foi satisfatória, mas que seria importante adotar uma postura mais crítica em relação às descobertas no fim da pesquisa.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.