Circuito com transistores 1.2


Esta versão do circuito inclui uma série de estudos para tentar compreender a solução proposta no circuito v1.1 na tentativa de evitar que o rascunho feito em 5 minutos (ver entrada) pudesse queimar quaisquer componentes.

Fazer mudanças num circuito significou estudar mais a fundo a arquitetura do Arduino e dos transistores:

A primeira imagem mostra a simplificação do circuito v1.1. A eliminação dos resistores de 100KΩ provavelmente traria problemas, já que aparentemente construíam uma rota de aterramento para a fonte e o motor.

A segunda imagem é um estudo para compreender e testar a corrente do circuito mostrado na imagem 1. Usou-se o programa Virtual BreadBoard, que permite que o circuito seja testado virtualmente.

A terceira também é um outro estudo com a mesma função, feito com o software Circuitlab Editor e animado no Photoshop, com o intuito de mostrar claramente o funcionamento do circuito para que outros membros do forum All About Circuits pudessem ajudar na compreensão.

Antes de poder testar o circuito essa versão modificada do circuito 1.1, novas necessidades foram detectadas: além de alternar o sentido da corrente do pino central, o circuito precisa também poder ligar e desligar o motor, para que o dispositivo possa parar de se movimentar quando comandado. A seguinte solução foi elaborada para resolver todos esses problemas:

circuito-transistores-b-4

No final das contas, essas modificações estão calcadas em um conhecimento parcial sobre o funcionamento desses componentes eletrônicos e algumas pendências persistiram, evitando que pudesse ser executado:

  • O transistor PNP substituído por NPN tinha alguma função que eu ainda desconheço?
  • Qual a função da rota alternativa com resistor de 100KΩ? Posso eliminá-la?
  • Como os dois novos transistores interagem com o circuito original? Há risco de curto-circuito?