Motor bosch 01


Mais sobre o funcionamento dos motores: http://www.stefanomega.com.br/tfg/regDisp01/funcionamento-motores-1-0/


motor-bosch-01-7

Elementos criados para união entre motor e peça do kit:

Video com um teste de funcionamento

Foi necessário fabricar uma peça que fizesse a ponte entre as peças do sistema construtivo - em amarelo nas fotos acima - usado para prototipar a estrutura; e a haste dos atuadores.
A necessidade de transmitir com segurança o movimento exigia que essa peça se encaixasse sem folgas em ambos as partes conectadas.

Como a amplitude de movimento do atuador é muito pequena, os comprimentos das peças foi calculado de maneira a garantir que as posições extremas das hastes do atuador (extensão e contração) correspondessem às elevações máximas e mínimas desejadas para os segmento em questão do braço. Por exemplo neste caso: se a haste entre fosse curta demais, os movimentos de do seriam sempre voltados para cima; se fosse comprida demais, voltariam-se para baixo.

As peças foram fabricadas em durepoxi, calculadas para que ficassem um pouco maiores do que o resultado final desejado. Um pedaço de arame grosso foi colocado nos eixos centrais, para que cumprissem um papel similar ao dos vergalhões nas vigas e pilares: evitar que os processos sucessivos de encaixe e desencaixe causassem danos de tração e torção. Depois, usando uma minirretífica, o material foi desbastado até que servisse nas extremidades.

Na versão 1.0, apenas o motor Bosch recebeu uma peça assim.