Motor Valeo estudo aprofundado do funcionamento


Este atuador não necessitará de uma nova haste já que a garra que controla já foi fabricada para trabalhar com limitações de sua pequena amplitude de movimento. Mesmo assim, aproveitando a metodologia desenvolvida para os outros motores, um estudo mais aprofundado sobre seu funcionamento também foi realizado, para o caso de essa informação ser necessária no futuro.

Vídeo da desmontagem do motor:

Funcionamento:

O funcionamento genérico, comum a todos os atuadores usados nesse projeto, está detalhado em: http://www.stefanomega.com.br/tfg/regDisp01/funcionamento-motores-1-3-1-2/

Detalhando elementos do funcionamento específico do modelo:
animacao_valeo_potO potenciômetro interno, ilustrado na animação ao lado, é característico deste modelo: uma das engrenagens do sistema de redução tem um eixo que se estende e encaixa dentro do potenciômetro de giro. Quando a engrenagem gira o potenciômetro acompanha, variando entre as posições angulares máxima e mínima.

animacao_valeo_reducaoO sistema de engrenagens redutoras também é característico do modelo. A animação ao lado foi criada para demonstrar o processo de transferência de movimento desde o motor elétrico DC até a engrenagem responsável por expandir e contrair a haste.

Hastes:

O processo de desenvolvimento das hastes está documentado em uma entrada no Registro Cronológico de Ideias e Atividades (http://www.stefanomega.com.br/tfg/regCron/#post882). As imagens abaixo mostram o produto final:
[Ainda indisponíveis]